domingo, 1 de agosto de 2010

Dhaka

ESTOU COM PROBLEMA DE LER MINHAS FOTOS, DEPOIS COLOCO

  Acordei cedo, tomei um excelente cafe da manha incluido no hotel e segui batendo perna na capital Dhaka. Visitei dois museus que contam a historia de Bangladesh desde as primeiras civilizacoes ate sua indepencia. Um dos museus conta apenas sobre a independencia, o que para o povo de Bangladesh nao foi uma guerra de independencia e sim um genocidio. As tropas do Paquistao bombardeavam a universidade, matavam os intelectuais tentando conter qualquer tipo de movimento.
  Visitei a universidade de Dhaka.

Dhaka University

  Andando em Dhaka vi 3 movimentos de greve ou protesto, policia tentando conter, confusoes e quebra pau no transito. A contagem eh que ha mais de 100 mil rickshaws na cidade. A cidade eh toda colorida, rickshaws enfeitados, os mulcumanos mais coloridos que ja vi, indianos mais coloridos que na india, uma mistura de cores.
  O que me impressionou que desde que passei a fronteira via bandeira do Brasil. Como era diferente a parte central achei que poderia ser imitacao de algum partido mas depois descobri que na copa do mundo quase todas as casas tinham uma bandeira do Brasil e que Bangladesh inteira torcia para o Brasil. E agora que ja acabou a copa, restam apenas em poucas casas.

bandeiras do Brasil colocadas durante a copa

  Em Dhaka voce vira celebridade. Quando veem que eh gringo te enchem de perguntas, sendo a segunda pergunta "Qual sua profissao" e a terceira "Quanto voce ganha?". No comeco parece estranho, mas eh eles querendo descobrir algum lugar para ter mais trabalho. Eu passava desapercebido pelo cabelo castanho escuro e barba a fazer, mas quando viam que nao falava o idioma dai fazia um circulo de curiosos, tocando em voce, perguntando o que faz da vida, etc.
  Dei uma volta de barco a remo pelo rio da cidade. A cidade eh cortada por rios que acaba sendo os barcos um dos meios de transporte mais usados.

FOTOS

  Isto porque para caminhar na Old Dhaka eh melhor beirar o rio mesmo, pelas fotos que se ve abaixo. A parte velha da cidade eh um comercio so, lojas vendendo todo tipo de mercadoria. A parte nova da cidade tem mais espaco mas tambem lojas vendendo quase todo tipo de mercadoria... tudo vindo da China.

FOTOS

  Depois de uma hora de passeio de barco dei 100 tk (US$ 1,5) ao remador e ele ficou mandando eu esperar, nao entendia ate que um rapaz com peixes na mao me ajudou falando ingles, a preocupacao do remador era pegar o troco pra me devolver, achei super honesto e disse q poderia ficar, ele nao entendeu o motivo. No dia anterior, tambem deixei 100 tk com o rickshaw que me levou ao hotel, estava cansado, os hoteis nao me aceitavam e queria um lugar de qualquer jeito, o rickshaw tinha combinado 20 tk mas nao quis esperar o troco.
  Aqui as pessoas na rua nao te oferecem servico como na India ou tentar cobrar 8 vezes mais do que o real, nao estao acostumados ao turismo e a inflacao que o turismo causa nos lugares.
  Na India por exemplo, para ir ao Taj Mahal indiano paga 20 rs e estrangeiro 750 rs (17 US$). Em Bangladesh paguei 5 tk para entrar no museu (menos de 0,10 cents de dolar) igual qualquer ser humano que estava la dentro, independente de ser turista ou nao.

  Este rapaz que falava um pouco de ingles me chamou para comer um peixe na casa dele, morava mais longe e nao queria perder tempo para conhecer o resto da cidade. Disse que ia pedir para fritar ao lado (um barco restaurante bem pobre) e aceitei. Vi que ele tinha algum interesse, esperei para descobrir ate ver que era uma oportunidade de eu ajudar ele a conseguir visto de trabalho no meu pais e ver se eu conhecia alguem para adotar uma crianca, para dar um futuro melhor. Este rapaz demonstrou na conversa ser bem culto, dizia ler bastante mas nao tinha estudo apesar de ter se esforcado para aprender ingles. Bom, recusei a oferta de adotar uma crianca mas o peixe estava muito bom. Ele tinha acabado de pescar, soh espero que o rio nao seja muito poluido.

  Visitei o estadio nacional que sera um dos estadios da Copa do Mundo de Cricket em 2011. A copa do mundo sera na India, Sri Lanka e Bangladesh.


  Comecou a escurecer e voltei para o hotel. Prentendo jantar bem hoje e amanha conhecer a parte mais moderna de Dhaka que fica em Gulshan.

4 comentários:

  1. Seus comentários estão ótimos,com relatos bem interessantes mostrando a vida do povo de Bangladesh.
    Espero todo dia pelos seus comentários,estou seguindo-o dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Adorando os relatos. Abracos, Marcos

    ResponderExcluir
  3. Legal cara, to curtindo acompanhar tua viagem. Mas para de alimentar a inflação turística pagando 4 vezes mais pelo rickshaw! gorjeta é 20% ;)

    ResponderExcluir
  4. nao tem jeito é tao barato que nao tem como inflacionar, a honestidade deles tb ajuda!

    ResponderExcluir