segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nepal Trekking Part V

Segue mapa da caminhada Everest Base Camp with Kalapatthar.

DIA 7: Pheriche (4200 m) a Namche Bazaar (3500 m): 7 horas

Apos uma excelente noite de sono sigo caminhando feliz da vida ate Tengbuche (3900m) onde paramos para almocar. A caminhada foi longa, 3h10 ate chegar a vila do monasterio. Um cachorro tinha nos seguido na ida e no mesmo lugar nos seguiu de volta.
Nas estupas a trilha abre em duas para passar sempre pela esquerda (sentido horario), acho que o cachorro na sabia desta. O guia as vezes dava 3 voltas em cada.

Uma expedicao deveria ser igual videogame, depois que chega no objetivo deveria terminar, fim! Quando estamos subindo para chegar ao objetivo damos tudo de nos, cada ultimo esforco vale a pena. Mas depois temos que descer e descer eh duro e cansativo tambem. Sete horas descendo e subindo montanha nao eh facil quando fica vendo tudo repetido. A maioria das mortes em montanhismo eh na descido, onde o peso do corpo age contra (ou a favor da gravidade para queda).
  Quando estava achando a descida facil, cantando acabei pisando em duas pedras soltas. Na subida voce sempre tem um apoio, na descida as vezes nao quando o degrau a descer eh alto.
 Descida facil

Na parada para almoco senti o tornozelo, almocamos rapido e para nao esfriar ja seguimos a caminhada da tarde descendo 600 metros, atravessando ponte, subindo 400 metros e seguindo uma longa via enconstada na montanha.
  Parece que com o cansaco e na descida (se olha mais para baixo) o medo de altura ficava maior, ja que beiravamos grandes abismos na trilha, qualquer pisada em falso poderia ser problema.

Guia descansando na trilha, da para imaginar a queda se tropecar durante a caminhada

DIA 8: Namche Bazaar (3500 m) a Phekding (2610 m): 4 horas

No oitavo dia estava muito cansado, mesmo descansando bem em Namche que tem uma estrutura boa. Tomei banho em Namche, recarreguei bateria da maquina e fiz a barba que ja estava incomodando.
  Como descemos de Ghorakshep um dia antes, resolvi ter a tarde de descanso e caminhar metade do caminho ate Lukla.
  Em Phekding encontrei novamente a sherpa do primeiro dia. Ela estava tentando me incentivar a voltar para escalar o Everest como se fosse a coisa mais simples. A irma dela escalou varias vezes, o pai dela 3 vezes e ela fazia alpinismo olimpico (velocidade em parede de gelo) com o marido antes do bebe nascer. Ja escalaram junto Ama Dablam e Pumo ri, duas montanhas consideradas mais dificil que o Everest tecnicamente.
  O oitavo e nono dia foi de muito sono, dormi bastante e valeu a pena o descanso. Cheguei em Kathmandu inteiro, pronto para mais uma aventura.

DIA 9: Phekding (2610 m) a Lukla (2800 m): 3 horas

No nono dia mais uma caminhada somente pela manha ate chegar em Lukla. Fiquei lendo livro, conversando com algumas pessoas e dormi muito tambem.
  No caminho vi um carregador carregando de Lukla a Namche Bazaar uma geladeira. Pedi para o guia perguntar e ele iria demorar 2 dias para carregar e ganharia neste transporte sozinho o equivalente a 45 dolares (poder de compra de 220 reais equivalente no Nepal).  Esta geladeira esta subindo gracas ao turismo, precisam acumular bastante comida sem estragar para bastante gente. Com duas viagens o carregador ganha o equivalente a um salario minimo, parece subhumano mas eh o que eles sempre fizeram e mesmo um carregador, sem estudo, nao precisa migrar para Kathmandu para ganhar um salario minimo se ele ganha o mais na montanha e ainda o custo eh menor do que na cidade.
  Acima de 5000 metros as unicas coisas que vi serem transportadas eram pedacos de Iaque, bosta de Iaque (usado como lenha) e queijo de Iaque.
  Aqui chegou ao fim da caminhada. Na ida descemos 1100 metros e na volta temos que subir 1100 metros. Com isto foram 50 horas de caminhada, mais de 130 kilometros de caminhada, 5400 metros de subida e os mesmos 5400 metros de descida. O equivalente a subir e descer o Empire State (100 andares) 18 vezes em 9 dias.

DIA 10: Lukla - Kathmandu (voo): 25 minutos.

No decimo dia tomei cafe da manha em Lukla, a esta altura ja nao sentia mais mal pela fumaceira da manha dos budistas que sempre purificavam sua casa e a sala para comer com muita fumaca. Peguei o aviao para Kathmandu e a saida de Lukla eh emocionante, vai vendo o fim da pista ate o aviao decolar bem proximo do abismo no final da pista. Vai beirando o himalaia ate chegar na capital do Nepal.
  Ja tinha acordado com o rapaz da agencia que como iria fazer 3 dias a menos na caminhada teria um desconto de 90 dolares que o mesmo seria convertido em rafting e 3 noites de hospedagem em Kathmandu.
  Hoje irei sair pra tomar uma cerveja.
  Fui verificar para enviar uns equipamentos para o Brasil para aliviar o peso da mochila (ainda nem cheguei na metade da viagem) e achei muito caro enviar por aviao, e por navio disseram nao ser seguro e as roupas de montanha que tenho sao bem caras. Resolvi seguir viagem mesmo com todo material que provavelmente nao irei usar ate a proxima temporada de trekking em alta montanha ou snowboard.

DICAS PARA QUEM FOR FAZER CAMINHADA NO NEPAL:

Eu achei muito bom o servico da agencia, guia atencioso e eu tinha liberdade de escolher o que eu queria comer nas 3 refeicoes incluidas sem ser limitado ao preco. Algumas vezes dava mais de 10 dolares o jantar (segundo o menu) ja que os valores aumentam muito acima de 4000 metros devido a dificuldade de transporte.

AGENCIA:  A agencia eh www.highmountaintrek.com. Nao precisem reservar antes de viajarem, em 2 dias em Kathmandu organiza-se tudo, permit trekking, guia, etc.
  Ha mais de 100 agencias em Kathmandu que fazem o mesmo passeio. A agencia acima foi a unica que me respondeu com duvidas de quantidade de dias, o que levar, etc. Tej sempre respondeu prontamente mesmo eu nao tendo reservado nada antes.

GUIA INDIVIDUAL:  Para os que querem economizar mais, o que se deve fazer eh voar ate Lukla e de Lukla organizar guia e carregador (em caso de necessidade) em Lukla mesmo, que sai mais barato. Um guia custa em torno de 20 dolares por dia, carregador uns 10 dolares.
  Lembrem-se que eu paguei 50 dolares por dia com guia, hospedagem e 3 refeicoes indo sozinho, se for em grupo de 3 ou 4 com certeza consegue-se um bom desconto.

SOZINHO:  Para os que nao precisam de guia, o caminho eh facil. Mas aconselho ir sem guia somente na temporada onde se tenha mais pessoas e voce acaba sabendo se esta na trilha certa ou nao, ja que ha aberturas sem sinalizacoes para dois lugares diferentes.

TREKKING: A outros lugares mais barato que a regiao do Everest e tao bonito quanto. Eu recomendo a regiao de Annapurna para trekking. Pode ir de onibus para Pokhara que eh uma cidade linda na montanha. Alem de sair mais barato, a caminhada dificilmente vai passar de 4000 metros se caso a pessoa nao se sentir segura a subir mais de 5000 metros que ja eh considerado alta montanha.

ROUPAS: Se for passar de 5000 metros leve roupas de qualidade. Em Kathmandu vendem varias replicas de marcas famosas, de baixa qualidade. Eu uma vez mesmo comprei uma mochila no Mercado Livre achando que era The North Face e a mesma nao durou uma viagem.
  Vi pessoas voltando no caminho porque uma a bota abriu, tinha comprado em Kathmandu achando que era produto verdadeiro e estava pagando 30% do preco do produto. Os produtos copia de Kathmandu sao ate de boa qualidade para andar na cidade, mas se subir para a montanha nao economize em Bota e roupas a prova d' agua e vento.

BOTA: Compre a bota assim que planejar a viagem. Eu comprei a minha meses antes e usava ela ate mesmo em Salvador quando ia sair no calor. Na India, em pleno verao, andava somente de bota. O resultado foi bom, tive calos no inicio da viagem quando caminhava bastante mas durante os 10 dias de caminhada nao tive nenhum problema, ja estava adaptado a bota.

OCULOS/BONE/PROTETOR SOLAR: Um dos mal de montanha eh problema nos olhos devido aos raios refletidos pela neve. Use os 3 itens sempre, mesmo em tempo um pouco nublado. Eu esqueci de usar manteiga de cacau (protetor labial) e estou com os labios rachados ate agora, qualquer comida salgada faz arder meus labios mesmo 5 dias depois de passar dos 5000 metros.

1. Amando cada parágrafo.
    Nunca pensei,mas você tem razão,descer deve ser bem difícil e muito cansativo.

2. Descer eh o pior.

Ah, eu comprei produtos da North Face em Kathmandu e nao tenho coragem de usar no inverno, visto q nao sao prova d'agua.

3. realmente, isso é uma aventura. v. está se saindo muito bem... parabens e as dicas são excelentes.

4. Olá Rafael, parabéns pelos relatos de sua viagem!As descrições são bem claras e ricas em detalhes importantes sobre os procedimentos adequados para o sucesso dessas caminhadas maravilhosas.Adoro montanhas e admiro muito o budismo. As suas fotos mostram a beleza de tudo e também as dificuldades das trilhas. Deus o abençõe e proteja! Sucesso!
    Beijos,
    Tia Dinha.

5. Querido, todos os dias lembro dessa sua aventura! já tinha projetos de ir, mas agora tenho certeza que irei!
    Milhões de beijos e obrigada por dividir isso tudo com a gente!!

6. Incrível Bixots!!! Fiquei apaixonada por tudo!! E pelo seu jeito de escrever. Parabéns por tanta sensibilidade...Aprendi muita coisa com você!
    Lele e Molina

7. Rafael, Parabéns! Uma lição de amor com seu Projeto, com sua História Pessoal. Que passado o
    susto e o prazer para chegar lá no Rosto do Céu, voce terá um celeiro de valiosos aprendizados.
    Voce esta se registrando na História pois,: "O Himalaia, cordilheira do qual o Everest faz parte, não está livre de teorias ligadas ao aquecimento global. Um estudo divulgado este ano pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) aponta que, em algumas montanhas, a camada de neve que cobre os cumes está se reduzindo entre 10 e 15 metros a cada ano. O documento diz que o rápido derretimento da camada de neve poderia provocar um aumento no volume de água dos rios asiáticos, e, conseqüentemente, uma onda de inundações em cidades quase sempre construídas sem o respeito necessário aos limites da natureza."
    Muitas e muitas outras maravilhas pra voce.
    Abraços - roswyta

8. Boa Noite, Rafael
    Estou lendo seus relatos sobre o Nepal e estou encantado com as informações. Em novebro farei um pequeno trecho. Vou de Lukla a Namche Baazar e gostaria de saber o melhor método de comunicar com vc sobre a região e se está diponível para responder minhas indagações., já que não há muita informação na Internet.