domingo, 15 de agosto de 2010

Nepal Trekking Part III

DIA 5: Duglha (4600m) - Everest Base Camp (5364m) - GhorakShep (5150m): 10 horas

  Amanheci e iniciei caminhada acima. Sai da cabana com temperatura negativa, ja sentia a fadiga e cansaco para subir a alta altitude. Paramos para descansar uns minutos em Lobuche (4950 m) antes de continuarmos ate o vale do Khumbu com seu enorme glaciar.

Caminhando a 5000 metros, primeira visao do vale do Khumbu
Khumbu Glacier

  Chegamos em Ghorakshep a 5140 metros de altitude para almocar depois de 5 horas de caminhada. O guia disse que acima de 5000 metros de altitude nao era bom deitar e fomos visitar o Acampamento Base do Everest que fica um pouco mais de 2 horas de caminhada.
  O Everest Base Camp nao tem nada no momento, a temporada de escalada eh de marco a maio, onde os alpinistas ficam 90 dias na montanha se aclimatizando esperando o dia perfeito para ataque ao cume, dependendo do ano acaba ate fazendo fila para tirarem foto no topo do Everest ja que um dia totalmente ceu limpo eh raro, normalmente o ataque ao cume acontece em maio. Qualquer nuvem que aparecer no Everest durante a escalada acima de 8000 metros eh quase certo a morte do alpinista pela forca do vento e frio intenso acima de 8000 metros.
  O Everest eh a montanha mais alta do mundo com 8848 metros de altitude. Eh considerado sagrado pelo povo da montanha e o povo do Nepal o chama deSagarmatha e em tibetano de Chomolangma. Foi escalado pela primeira vez em maio de 1953 por Edmund Hillary (Nova Zelandia) e Tenzing Norgay (Sherpa).
  George Mallory fez uma tentativa em 1924 e desapareceu, nunca souberam se havia alcancado o cume. Em 1999 encontraram o corpo de Mallory sem a foto da esposa no bolso que ele havia prometido deixar no cume se alcancasse.

  O percurso que eu fiz foi o mesmo percurso que Edmund Hillary, George Mallory e outros escaladores fizeram. A diferenca que para eles a emocao comeca a partir do Everest Base Camp, onde para mim eh o final da rota.
  Eu fiquei a 1500 metros da fronteira do Tibet em linha reta, ja que o Everest faz a fronteira do Nepal e Tibet com outras montanhas.

Fronteira com o Tibet fica logo acima deste paredao

  O caminho para o Everest Base Camp estava cheio de pedras e terra devido a avalanches constantes desde maio, quando ninguem mais habitou o acampamento base. Nao se avista o Monto Everest do acampamento base, apenas a encosta inicial da montanha e o glaciar.

  Retornamos a Ghorakshep onde a pretensao era ficar 3 dias para dar chance de conseguir tempo bom para subir ao Kalapathar para avistar o Monte Everest de perto. Em Ghorakshep foi o unico local que vi outros turistas no hotel, tinha um grupo de coreanos e um grupo de austriacos, ambos esperando o tempo abrir para subir ao Kalapathar.

  Estava cansadissimo naquela altitude e ja previa uma noite pessima devido ao mal de altitude. O engracado era ver pela janela do abrigo os sherpas jogando voleibol na maior tranquilidade acima de 5000 metros de altitude.

4 comentários:

  1. Que lugar lindo!!!!!!
    Muito bom saber da vida desta região, de ver,através das fotos e de seus escritos,como tudo é espetacular.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, o pessoal que escala o Everest eles vao com o equipamento ateh Lukla. De Lukla eles fazem a caminhada que voce fez? E a quantidade de equipamento, quem leva, os sherpas?

    ResponderExcluir
  3. Sim, de aviao ate Lukla. Cada escalador precisa de uns 15 carregadores, estrutura total no acampamento base com comida para 45 dias, cozinha, dormitorios, aquecedores, geradores, equipamentos via satelite de metereologia, varios radios e baterias, internet/fax via satelite, etc.
    Do acampamento base vai subindo ate o acampamento 1 e voltam, acampamento 2 e voltam, para irem se aclimatizando. Nestas subidas levam material, barracas para irem montando os acampamentos 1 a 4, e os sherpas ALPINISTAS guias tambem sobem juntos levando material necessario. Os Sherpas guias das expedicoes vao ate o acampamento 4 e ficam de prontidao se alguem precisar de ajuda para retornar.
    Uma expedicao de 9 pessoas por exemplo, custa uns 80 mil dolares por pessoa.

    ResponderExcluir
  4. baratinho né! nem de graça eu faria!!!!!lol

    ResponderExcluir