quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Timphu

  No segundo dia visitei a capital do pais chamada Thimphu com 100 mil habitantes. Tranquila e nao precisa de semaforo. Alias, Butao eh o unico pais do mundo que nao possui semaforos, basta o respeito dos motoristas entre si.
  Ate 1960 Butao nao tinha escola, hospitais e estradas. Continua nao tendo ferrovias e o aeroporto foi construido apos 1960 e somente ha um aeroporto no pais. Com uma populacao de 700 mil habitantes o povo realmente demonstra sua felicidade como eh mundialmente conhecido por ter o maior FIB per capita, ao inves de medir em produto interno bruto eles preferem medir em Felicidade Interna Bruta.
  Quando digo que nao tinha hospital e escola, era porque os ensinamentos eram no templo e monasterios e o hospital era pela medicina tradicional que eh realizada ate hoje. Fui num hospital tradicional e varias ervas, sabedoria milenar, muito intercambio com a china tambem, raizes, ervas, misturam os necessarios e colocam em capsula para dar ao paciente.

  Butao abriu as portas a partir de 1960 pois foi inevitavel sua comunicacao com outros povos. O maior motivo da abertura do pais foi a invasao do Tibet pelas tropas chinesas em 1959 e o terceiro rei dragao de Butao viu que se continuasse isolado seria invadido tambem, entao abriu as portas para diplomacia mundial e em 1971 se tornou membro da ONU.
  Depois de 1960 butao teve uma estrada e somente faz fronteira com a India no momento, e para chegar ao pais de aviao somente pela empresa Druk Air que eh do governo.
  O turismo eh baseado em "Alto valor, baixo volume" pelo governo, para manter a cultura, tradicao e seu ecossistema limpo. Somente os indianos podem viajar ao Butao sem precisar de companhia do guia, ja que a India eh a maior relacao externa do pais.
  Em 2008 completou 100 de monarquia e hoje o quinto rei tem 32 anos. Em 2008 Butao se tornou uma monarquia democratica, pela primeira vez o povo votou em um primeiro ministro.
  Em 2009 recebeu 23000 turistas.

   O avanco tecnologica eh inevitavel hoje para qualquer pais. Em 1999 foi permitido ter televisao e internet e a partir de 2004 a internet se tornou livre, sem censura.
  Nos templos ve monges com celular sem precisar perder a tradicao. Eh necessario e pratico. Sai ontem a noite num tipo de karaoke, a roupa casual de noite eh calca e camiseta normal, fui com o guia e motorista e eles foram informal, depois encontrei muitas pessoas dos restaurantes e hotel que frequentava.
 
  O guia me mostrou muito do budismo. Butao preserva a arte de falar e sabedoria. Impressionante como todos sao cultos e sabem muito. Normalmente encontram pessoas que sabem falar 6 linguas. Lingua da tribo, dzongkha(idioma oficial), hindu, nepali, ingles todos falam... aprendem na escola.
   A filosofia budista eh sensacional e as palavras do guia me tocou muito. Uma vai ficar pra sempre com certeza, me mostrou como eu sou ignorante. Um exemplo eh que se um deus te coloca em vida  na forma humana eh para raciocinar, ser inteligente, cultivar a sabedoria! Se voce sabe que fumar vai te trazer um cancer, e voce continua fumando entao voce eh ignorante. Se leva um karma cheio de ignorancia entao provavelmente ira voltar a uma nova vida como animal que sao ignorantes. Se deus te da um cerebro para voce saber o que eh melhor para voce e para o mundo, tem que saber usar.
  Resumindo, eu sou um ignorante em varios aspectos. Cabe a mim pensar mais. Os 13 dias que irei ficar com os sherpas na caminhada vai me fazer entender mais sobre o budismo, ja que kathmandu o povo eh hindu. Kathmandu fica a baixa altitude, no vale do hindu.
  E viva a sabedoria dos povos das montanhas!


PS  Depois irei enviar fotos, minha maquina deu problema novamente para baixar as fotos apesar de eu ter comprado um novo cartao de memoria. Estou escrevendo rapidinho do aeroporto, vou pegar um voo que passa por 8 montanhas das 10 mais altas do mundo, ja reservei meu assento no lado direito. Se verem no mapa, Paro a Kathmandu vai beirando o Himalaia.

3 comentários:

  1. Legal. Santos campeao da copa do Brasil. Perdeu de 2x1

    ResponderExcluir
  2. Com você estou conhecendo o Butão.Seus relatos estão me dando uma ideia bem clara da vida do povo deste país,com suas crenças,sabedoria e muita fé.Sabem aproveitar a vida,compreendem bem porque vieram ao mundo.

    ResponderExcluir