domingo, 15 de agosto de 2010

Nepal Trekking Part II

Continuando a caminhada Everest Base Camp.

DIA 3: Namche Bazaar (3400 m) a Debuche(3900 m): 6 horas

Apos passar a noite em Namche que tem bastante estrutura (cidade de 5000 habitantes), subimos uns 200 metros e seguimos uma trilha longa, depois descemos 400 metros, atravessamos mais uma ponte alta e subimos 600 metros ate Tengboche onde paramos para almocar depois de 4 horas de caminhada.

Casal da Espanha subindo para chegar em Tengboche

Tengboche possui um dos maiores monasterios da regiao e estava tendo um festival onde os monges ficam 45 dias meditando. O montasterio eh bem bonito e fica na parte mais alta de uma montanha, logo apos Tengboche temos que descer novamente. Nao budistas nao podem entrar no monasterio e alem do monasterio apenas possuem acomodacoes e restaurantes para os turistas, nao ha uma vila bem formada.

No unico restaurante aberto em agosto (fora de temporada por causa das moncoes de verao) almocei dividindo a mesa com os monges do monasterio.

No caminho do terceiro dia vi mais Iaques e tambem Argali, ou carneiro selvagem. Aparecem varios e parecem ser bem mansos.

Apos o almoco caminhamos mais 2 horas para chegar em Debuche parando para jantar e dormir. Estava me sentindo bem, mas nao no ponto das criancas do vilarejo que ficavam brincando de apostar corrida numa subida de cavalinho (carregando outra crianca).
 O marido da dona da pousada sobe no everest todos os anos. No momento ele estava na Noruega junto com o lider da expedicao dando palestras.

DIA 4: Debuche(3900 m) a Duglha(4600 m): 5 horas

No dia seguinte saimos de Debuche e numa caminhada de 2,5 horas chegamos a Pheriche para almocar. Paramos por 3 horas em Pheriche a 4200 metros para ver se apareceria algum sintoma do mal de altitude, como nao apareceu seguimos adiante para dormir em Duglha que fica a 4600 metros de altitude.

Vi criancas indo para escola em outra vila num percurso diario que eu demorei para fazer em 75 minutos. Alem das criancas subirem e descerem todos os dias ainda possuem educacao fisica no curriculo escolar, hehe. Na foto abaixo mostro as criancas fazendo exercicio no patio da escola.
Tema e enfeites budistas em todo o caminho

Antes de chegar em Duglha Tivemos que atravessar o glaciar Creek, foto abaixo. A 4600 metros o vale verde, florido e cheio de rios muda para montanhas com neve e glaciares.