segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paro, Butao

  Para aterrisar a aeronave foi fazendo curvas acompanhando o rio no vale, havia montanhas dos dois lados. Chegamos em Paro, uma paz sem igual, uma tranquilidade total desde o momento da chegada. Povo calmo e tranquilo como tenho dois exemplos a mostrar.
  O primeiro precisava acontecer para eu ter certeza da paz do Butao. Na estrada estreita que liga o aeroporto a Paro um eixo da roda dianteira soltou, nao tinha como manobrar o carro. Nao havia passagem de nenhum dos dois lados e uma fila de carros se formou nos dois sentidos e ninguem buzinou. Que alivio, nao escutei nenhuma buzina. Todos sairam de seus carros para ajudar a consertar. Quando viram que precisava de um mecanico todos empurraram levantando o carro para um lado da estrada e normalmente apos 20 minutos parados os carros seguiram com toda calma.
  O segundo eh agora no computador, ha uma mosca na minha tela e consigo fazer ela subir na minha mao. Ate pensei que nao pudesse voar mas consegue voar e volta bem aqui na minha frente, pra minha mao...parece que quer carinho. Seu Miyagi do filme Karate Kid iria conseguir parar varias moscas por dia com seu hashi.
  Abaixo tem a foto da cidade de Paro no vale do Himalaia.


  Visitei alguns templos, apenas em um eh permitido a entrada para o turista ter uma ideia da cerimonia. Abaixo a imagem de um dzonga (Forte/templo), de detalhes da construcao e da arte no seu interior.




  Visitei templo que data do seculo VII. Abaixo tem a foto de um forte que o vale de Paro era protegido por arqueiros. Ate hoje o esporte nacional aqui eh o arco e flecha.
 
Bandeiras de oracao acima do campo de arroz.

 
    Depois de fazer o passeio, tivemos um agradavel passeio pela cidade. As criancas estavam voltando da escola e muitos se vestem de calca jeans e camiseta casualmente, mas precisam do Gho (homens) e Kira (mulheres) para irem a escola, ao trabalho, reunioes e templo.
    Tive um almoco agradavel e o guia eh muito bom, sabe muito da historia e toda hora estamos trocando informacoes sobre o Brasil e Butao. Nem parece o tradicional guia que sai correndo com o turismo, ele vira um acompanhante, faz a viagem junto comigo, fica hospedado no mesmo hotel e sempre fazemos as refeicoes da comida local juntos. Os lugares a visitar sao pre-determinados, com permissao do governo para cada local. A cada templo entregamos um papel de permissao especifico para o local e apos conferencia entramos. Tudo bem fechado e limitado para estrangeiros, o que faz Butao ser um dos paises mais tradicionais na cultura local que alguem pode visitar.
 
 
Vista da praca central de Paro
Templos com cores e decoracao fantastica
Criancas jogando futebol na volta da escola
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. O Dzonga me lembra um pouco do Potala Palace.

    Eu jah tinha lido de um piloto sobre a chegada no Butao. Abracos, Marcos

    ResponderExcluir
  2. Butão é como imaginava,muita paz e tranquilidade.Acho um previlégio nascer nestes lugares de paz.São mais felizes,penso eu.Compreendem melhor o sentido da vida terrena.
    Gostei muito dos seus escritos sobre Butão.
    Que viagem maravilhosa está fazendo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. parabens. Realmente, v. se supera a cada local escolhido e muito me acrescenta transmitindo tanta cultura e fraternidade entre todos os povos. Seus relatos estão ótimos, claros, verdadeiros enfim.

    ResponderExcluir
  4. ta zen mesmo em meu irmao! até carinho em mosca ta fazendo...lol

    Marcos, tb pensei no Potala quando vi a foto.

    ResponderExcluir