sábado, 7 de agosto de 2010

Nepal: Trekking

Chegou o dia de realizar um sonho pessoal! Desde 1997, quando fiz meu primeiro trekking de 4 dias na caminhada Inca, penso em um dia caminhar no Himalaia. Livros, documentarios, filmes e sempre pensando em um dia chegar a pelo menos ao acampamento base do Everest.

DIA 1: LUKLA a MONJO: 4 horas

Peguei um aviao as 6h30 de Kathmandu em direcao a Lukla. Lukla como podem ver eh um aeroporto curto demais, a pista tem 527 metros eh inclinada para ajudar o aviao a parar na aterrisagem e ajudar a pegar velocidade na decolagem, nao ha possibilidade de erro pois apos o fim da pista apenas ha um abismo de 800 metros.

Tomamos cafe em Lukla e seguimos caminhada de 2 horas ate Phakding, onde paramos pra almocar. Conversei com a dona do restaurante e fiquei impressionado mais uma vez com os povos da montanha, o budismo fala muito em cultivar a sabedoria, usar a inteligencia para o bem. Esta sherpa nasceu na mesma casa que mora ate hoje, estudou administracao na Australia, fala 5 linguas e hoje vive no mesmo lugar que nasceu com o marido, filho, pais e sua familia toda.

Fazenda
  Ela me explicou que a segunda renda eh o turismo, tem um restaurante e pousada. A primeira renda eh a fazenda atras da casa onde plantam tudo, me levou pra ver a fazenda e gostei muito, comi uma maca direto da macieira, vi colhendo batatas e me explicou que eh tudo organico, que faz bem pra saude. Fez um almoco com somente produtos da fazenda dela, arroz com vegetais. Esta menina era linda, dentes perfeitos e explicou que nunca foi ao dentista, que a base era comer apenas alimento organico e saudavel.
  Ela explicou o mesmo que meu guia em Butao, cuja esposa eh dentista, que nos ultimos 15 anos as criancas dos vilarejos andam tendo caries por causa de chocolates, chips, chicletes que se encontram facilmente agora em todo lugar.
  A sherpa tinha um IPhone, achei isto muito bom. Sinal que o governo anda usando o dinheiro do turismo e lincencas de escalada ao Everest (chega a custar ate 60 mil dolares) para o bem dos sherpas e fazem uma otima inclusao social, o mundo inteiro em diferentes organizacoes ajudam a cultivar a cultura deste povo. Achei excelente o exemplo desta sherpa que conheci, poderia ter chance de trabalhar na Australia mas preferiu viver no lugar onde nasceu, por opcao e nao por falta de opcao. Ela explicou que tem escolas boas e grandes em todo lugar, hospitais e condicoes boas. O que isola mais este povo eh a geografia, o aeroporto mais perto eh lukla e a rodovia (acesso de carro) mais perto eh Jeri que fica a 4 dias de caminhada para chegar a Lukla.

O almoco estava excelente. Seguimos caminho por duas horas ate Mojo onde vi o primeiro Iaque de perto, era um bebe como visto na foto. Depois passa-se a ver varios.
filhote de Iaque e pimentas secando ao sol

Pequenos monasterios budistas durante o caminho

Chegamos em Monjo e ficamos numa casa de familia que tambem tem restaurante e hospedagem. Somente o casal estava na casa e eu e o guia. Jantamos juntos, foi muito legal. Eles nao tinham sua propria plantacao mas vi a senhora fazendo toda a comida, preparando a massa, cortando em pedacos tipo nhoque, colocando vegetais, pegando um pedaco de queijo de Iaque para ralar. Muito boa a massa, feita num fogao a lenha. Logo fui dormir.

Parece tranquilo quando diz caminhar 4 a 6 horas por dia, mas nao se pode subir rapido para dar tempo de aclimatizar, ja que saimos de 800 metros de Kathmandu ate chegar acima de 5000 metros. Sobra muito tempo durante o dia porque iniciamos a caminhada as 7 da manha, depois de tomar cafe da manha.

DIA 2: MONJO a NAMCHE BAZAAR: 3 horas

Apos tomar cafe da manha onde a senhora fez o pao na hora e no fogao a lenha, comecamos a subida ate Namche Bazaar que eh a maior cidade dos sherpas. Na saida, o casal mostrou o boletim do filho todo orgulhoso e disse que ele estava em Kathmandu para conseguir os papeis pois iria trabalhar na Malasia. Realmente, pelos dois exemplos de familia que tive a inclusao social dos sherpas no Nepal funciona mesmo.
  Pode parecer ruim fazer caminhada com restaurantes e pousadas mas estou achando otimo. Nao eh o isolamento de ir a um parque nacional onde ninguem vive, mas eh um contato com uma etnia famosa no mundo inteiro que mantem seus costumes apesar da infra-estrutura oferecida pelo governo com o dinheiro do turismo. Aqui pega celular e possuem internet e TV via satelite, nos vilarejos maiores onde tem luz eletrica. Ha uma estacao de hidroeletrica do tamanho de uma casa em Luka e em Nanche Baazar. Manter cultura local nao significa deixar o povo no isolamento, se fizessem isso acabariam tendo um exodo sem controle para cidades grandes, conta o guia... hoje o povo adora morar nas montanhas mesmo os jovens mais modernos.

A mesma trilha que fazemos eh a mesma trilha que veem criancas indo e voltando da escola. Ainda abaixo dos 4000 metros vemos vales verdes, rios, cascatas altissimas, e rio pra todo lado. Coleto agua direto das montanhas, purissima para beber.
  Temos que passar por varias pontes, algumas altas.

Minhas pernas ficaram bem cansadas nestas 3 horas de subida. Fique bem feliz quando chegamos a Namche Bazaar. Uma cidade desenvolvida para sua localizacao, ate internet tem. Na pousada tem ducha quente por 4 dolares, pode carregar a bateria da maquina durante 2 horas por 3 dolares. Almocei em Namche e a tarde subimos 300 metros para ver a vista e nao ficar sem se exercitar muito, hehe. Eh muita subida! Foto da vista na foto abaixo.
Chegando em Namche Baazar
Vista de Namche Baazar

Amanha sigo mais caminhada, umas 6 horas. Seguirei a trilha da foto abaixo, depois desceremos, atravessamos o rio, subimos e vamos almocar onde se ve algumas casas. De tarde segue mais subida.