segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Butao

    Em Dhaka visitei o bairro novo e percebi na volta que a memoria da minha maquina pifou de vez, vou tentar arrumar no Brasil e ficarei devendo as fotos de Dhaka.
    No Hotel comecei a ler um jornal em ingles de Bangladesh e as noticias eram tudo que tinha presenciado na rua como o protesto na rua que passei no centro pelo Partido Comunista de Bangladesh que deixaram 55 feridos. O motivo segundo o jornal era a revolta do aumento dado ao salario minimo pelo governo, elevando para 3000 tk por mes, o equivalente a US$ 45 ao mes.
    Outra noticia era sobre o povo de Bangladesh sendo enganado com vistos de trabalho falso para outros paises, o que era trafico de pessoas ilegal. Outra era um economista comentando que o assunto no mes passado era "voce vai torcer para o Brasil ou Argentina?", eu tambem vi algumas bandeiras da Argentina nas casas.
    Finalizando 3 dias em Bangladesh peguei o aviao para Paro para conhecer o Butao que durou 70 minutos. Como depois de Butao irei pegar um voo para Kathmandu fiz um roteiro do que irei conhecer nesta primeira etapa da viagem abaixo.


  Quando eu sai do Brasil as unicas datas e reservas que eu tinha planejado era a minha data de volta via Sao Petersburgo e a data de um tour no Butao de 4 dias. A reserva em Butao foi necessaria pois eh necessario 2 meses de antecedencia para conseguir permissao para retirar o visto pelo rei do pais. Butao ainda eh um dos paises mais fechados do mundo, esta aberto para o turismo mas somente se entra no pais atraves de uma agencia de turismo oficial local, sempre acompanhado de guia. O preco eh alto porque eles nao querem o excesso de turistas no local (igual Fernando de Noronha) e a taxa eh fixada pelo rei em 180 dolares por dia, foi o que eu paguei.
  Com os 180 dolares voce tem todos os passeios, guia, carro com motorista, hospedagem e 3 refeicoes diarias. Se caso for fazer trekking, tambem tem o carregador ao inves do motorista.
  A agencia que eu tratei diretamente eh a YODSEL TOURS AND TREKS THIMPHU (http://www.bhutanyodsel.com.bt/), de excelente qualidade como irao ver nos proximos relatos.
  O Butao eh um pais budista com caracteristicas especiais. Ficou isolado nas conquistas dos sultoes que invadiram a India devido ao isolamente geografico do Himalaia. Butao se manteve isolado do imperio britanico na India e defenderam suas fronteiras em diversas batalhas com o Tibet. Butao teve seu primeiro rei em 1907 tornando-se uma monarquia e chegando ao seculo XX bem isolado do mundo.

 


4 comentários:

  1. Vi um documentário do Butão e é exatamente como você conta.Apaixonei-me pelo Butão e vou esperar os outros relatos de sua estadia lá.Tenho certeza que sua viagem vai continuar bem interessante,como o foi até aqui.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando mais relatos sobre o Butao e boa sorte com a maquina.

    ResponderExcluir
  3. Katmandu é uma cidade lendário pelos romancistas e escritores esotericos. É a Utopia, de Thomas, escritor inglês. A Cidade perfeita na mente das pessoas que sonham com uma sociedade perfeita por homens perfeitos. Vai valer a pena visitar Butão, pelo seu fechamento conseguiram estabilizar o psico social de seu povo, onde crimes e contravenções são rarissimos. Boa viagem, espetacular escolha. Confiamos em seu brilhante relato para nos traduzir essa jóia rara.

    ResponderExcluir
  4. Kathamandu tem é muito bicho grilo, fora os atletas...os hippies amavam ir pra la...
    deve ser show o Butao!

    ResponderExcluir