sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Transiberiano

  Que maravilha, chegou o dia de pegar o transiberiano! O trem transiberiano tradicional faz o percurso de Moscou a Vladivostok (no pacifico, russia) em mais de 9000 km mas tambem tem um trem por semana que faz o percurso Moscou Beijing atravessando a siberia em 7621 km e foi neste trem que eu embarquei abaixo. Ele sai toda quarta-feira de Beijing no chamado K3.


Este trem viaja em 6 dias da China ate Moscou passando pela Mongolia

  Abaixo tem o percurso que eu fiz. Fiz 2 paradas no caminho, uma em Ulan Bator na Mongolia e outra em Irkutsk na Siberia como mostrado no mapa abaixo.

  Se voce for comprar o trem direto pra Moscou na China ira pagar mais de 600 dolares, mas acabei quebrando os trechos e paguei 240 dolares tudo. Sim, eh possivel fazer o transiberiano por menos de 250 dolares.
  Na china vendiam o trecho para Mongolia por 206 dolares para estrangeiros...resolvi nao comprar e passar a fronteira por conta propria. Comprei o trecho para Erlian (fronteira com mongolia) no mesmo trem K3 e o trem para por 5 horas na fronteira para trocar os eixos do trem. A medida na Russia (igual da Mongolia) do trem eh diferente da medida na China. No proprio trem uma chinesa disse que eu poderia comprar o outro trecho pelo cobrador no trem, sem precisar sair do trem...dai comprei o trecho para a parte mongol da fronteira e depois o trecho ate Ulan Bator, saindo tudo por 48 dolares ao inves dos 206 dolares... apenas comprando trechos domesticos em separado no mesmo trem.
  O trem local de Ulan Bator ate Irkutsk custa 65 dolares. O trecho de Irkutsk a Moscou custa 140 dolares na cama dura. Vao tentar de tudo te vender por 380 dolares na classe Kupe (soft bed), mas ai na Russia diga que quer classe Platskartnia que eh a cama dura.
  Os trechos demoraram 30, 34 e 72 horas respectivamente. Total de 6 noites de trem. Na primeira noite russa pensei que seria um pesadelo...gente roncando, nao conseguia dormir, nao tinha tomada pra recarregar o ipod ou camera (nas classes melhores existe tomada), quando eu pensei que seria um tedio a viagem na manha seguinte comecou a sessao Vodka do trem... caramba...passei dias bebado no trem... os russos bebem pra caramba.
 
  Engracado que no Brasil eu bebo bem mas na Russia eu perdi pra Vovozinha!!! Nao acredito... a vovozinha de 70 anos bebia mais que eu no vagao. Os russos viram copo grande de vodka tudo de uma vez...quando eu nao virava, ficavam bravos... aguardavam ate eu virar. Dai depois come... dai vira mais um copo...e come novamente...me entupiam de comida...rs.
  Tudo no trem eh compartilhado na Russia...muito legal, deixam na mesa da cabine e pode pegar a vontade todos e qualquer um. Diferente da China que cada um tinha o seu e ficavam tomando Cha, na Russia tomam vodka... e vai ate 7 garrafas por dia 6 pessoas na mesa.
  Curti muito.... cheguei na estacao bebado e apenas sei o tempo de duracao da viagem por causa do calendario, o tempo voou.... dava risada pra caramba, mesmo sem entender os russos.
 
  Super cultural a viagem de bebedeira...hehe. Gostei desta parte cultural, quando fui tomar a primeira vodka fui colocar suco de laranja e os russos piraram... acharam um absurdo eu misturar algo com vodka... eh vodka pura, nao pode estragar.
  Quando eu disse que no Brasil quando compra uma garrafa de vodka as vezes dura um mes pra beber toda, eles riam.... riam da minha cara, do meu jeito bizarro de tomar vodka... contavam pra todo mundo que no Brasil tomava a mesma garrafa de vodka por mais de um dia, rs.

  Mostravam os ingredientes da vodka...diziam a de baikal pela agua pura do lago a vodka era boa para circulacao, mente, coracao, figado...hehe... se os russos dizem que a vodka faz bem pro figado, quem sou eu pra duvidar?

  O mais engracado foi numa parada do trem que desci para comprar comida no mercadinho. Vi um danoninho (com o dragao verde) e quis comprar...caramba, parece piada, mas a mulher nao me vendeu o danoninho. Fazia mimica que era pra crianca, nao para mim... eu disse que queria tomar e comprar e nada... ela mostrava que era pra crianca...nao vendeu de jeito nenhum. Soh pode ser piada.... mas tudo bem, desisti do danoninho e comprei vodka para o longo dia.

  Um alemao que fez a ida de Aviao disse que voou por mais de 9 horas de Moscou a Vladivostok...caramba, 9 horas eh uma viagem de aviao pra NY, Africa e Europa (lisboa)... nunca imaginei que teria viagem domestica de 9 horas de aviao. A Russia eh o maior pais do mundo.

Abaixo tem algumas fotos do trem.
Chineses comendo no trem


Deserto de Gobi, China

Mongois na Mongolia



Interior...vista do trem



Cidades pequenas...varias paradas



Siberia, Russia


Ao lado do lago Baikal, Siberia
A vovozinha e vodkas pra aguentar a viagem na Russia
A cama do trem

7 comentários:

  1. Nossa,para você esta viagem de trem deve ter sido o paraiso.E dá-lhe vodka.
    Gostei de saber que os russos se confraternizam com os estrangeiros.Bela experiencia.

    ResponderExcluir
  2. Este é um autêntico batismo de Vodka (nacional...). Eu sabia que os russos bebiam muito, mas mais que água, de fato, eu não sabia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa farra e as dicas da passagem.

    ResponderExcluir
  4. Vc devia ter treinado mais no Bar da Veterinária da USP. Eu passei lá no começo do ano e continua a mesma coisa. Continua parecendo que passou um tornado naquela região e derrubou todas as árvores.
    Vilutis...

    ResponderExcluir
  5. Legal amigo, conheço a china, mas pretendo voltar e fazer essas viagens, transiberiana e ate o tibet, tambem ja conheci quase todo mundo adoro viajar, tenho quase quatro mil fotos dos quase 40 paises que visiei, se tiveres interesse da uma visitada, abração
    wilson meyer http://www.orkut.com.br/Main#Home

    ResponderExcluir
  6. amigo to a fim de fazer essa viagem. podemos nos falar? me escreve por favor?

    marcosdevuono@gmail.com

    valeu

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito legal o seu relato! Estou completamente obcecada pelo transiberiano, mas nenhum amigo meu quer ir comigo e não quero perder a chance. Estou acostumada a viajar sozinha, inclusive estive em Moscou e St.Peter sozinha e saí maravilhada com a Rússia e com os russos. Você acha que é tranquilo um amulher sozinha no transiberiano? Você foi de segunda classe, quarto para 4?

    ResponderExcluir