domingo, 19 de setembro de 2010

Moscow

  Cheguei em Moscou e fui pro albergue, estava cansado e no dia seguinte acordei as 7 pra passear.
  Fiz o Kremlin, maior atração turística de Moscou. Kremlin significa fortaleza e esta é toda fortificada ao redor.
  Em 1339 foram construídas as paredes e torres do Kremlin que limitava o principado de Moscovo.
  Tem várias igrejas lá e o que me chamou atenção é a coleção de centenas de canhões de guerra que foram tomados do exército de Napoleão. A Rússia derrotou o exército de Napoleão, que queria expandir seu império, através do frio e isolamento dos soldados de Napoleão. Os russos abandonavam áreas e o exercito novo que invadia não tinha nem o que saquear ou comer. Mesmo assim Napoleão conseguiu destruir algumas torres em 1812 e quase toda Moscou.
  A derrota inicial da Rússia e sua vitória final também são lembrados na Abertura 1812 de Tchaikovsky.

  Também se faz um paralelo desta invasão de 1812 com a invasão alemã na segunda guerra mundial, que a Rússia teve grande papel na derrota da Alemanha devido ao isolamento e os soldados ficarem sem alimentação e morrerem de frio, através de cerco dos soldados russos onde o abastecimento teria que ser de avião.

  Segue algumas fotos do Kremlin abaixo.

 Canhões de Napoleão

 Igrejas e sinos
 Túmulo do soldado desconhecido, segunda guerra mundial
  
  Kremlin continua sendo a sede do governo russo assim como era dos czares e da antiga União Soviética.
  Além da invasão de Napoleão em 1812, em 1919 o Kremlin também foi invadido pelos trabalhadores revolucionarios e soldados russos que tomaram o poder iniciando a Revolução Russa, que foi a imposição do governo socialista do Partido Bolchevique liderado por Lênin. E em 1922 foi criado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que lembramos das olimpíadas, guerra fria e claro, dos filmes de Hollywood sobre KGB, espiões, misseis, etc.
   Depois de Lenin, veio Stalin e seus sucessores. Com Mikhail Gorbatchev na década de 80 inicia-se a abertura da URSS para o mundo através de dois Glasnost (abertura) e Perestroika (reestruturação). Daí começa a derrubada do muro de Berlim e a URSS começa a aceitar as independências de todos os estados independentes (Lituânia, Ucrânia,etc) e o restante da URSS se tornou um novo país chamado Federação da Rússia.

   Outro ponto super turístico de Moscou eh a Catedral de São Basílio na Praça Vermelha, como nas fotos abaixo. Por mais que se veja diferentes fotos antes nada consegue te preparar pelas cores da igreja, é fantástico!


  A Igreja Ortodoxa foi adotada na Rússia. O Império Romano quando foi dividido em Império do Leste e Oeste. No Oeste com a capital em Roma a igreja foi a Católica Romana e no oriente (Império Bizantino) com capital em Costantinopla (Istambul nos dias de hoje) a igreja teve separação e se tornou Igreja Ortodoxa, que hoje é praticada na Grécia até a Rússía por alguns países do leste europeu.
  Os gregos do império Bizantino levaram os ensinamentos ortodoxos para os povos eslavos e com isto adaptaram seu alfabeto para ensinarem a religião o que se tornou o alfabeto cirílico, cujo nome é atribuído ao missionário cristão bizantino Cirilo. Ate hoje a Rússia usa o alfabeto cirilico.

  Depois de passear fui até o teatro de Bolshoi ver se tinha alguma peça e na Rússia vende-se ingressos para todos os eventos culturais da cidade a cada esquina, cada parada de metro, etc. Vi num caixa que Ozzy Osbourne iria tocar em Moscou numa data que eu não poderia, fui na internet e vi que para ver o show de Ozzy em São Petersburgo eu teria que embora mais cedo de Moscou e decidi ir na mesma noite.

  Mas no final da tarde ainda deu pra ver o show de bandas militares do mundo inteiro, abaixo tem um ensaio da banda alemã e da banda do Reino Unido.


  Estava bem agradável, calor, vendendo chope a cada 5 metros, pessoas por todo lugar e todas bem felizes no verão. A Rússia é encantadora, só de andar na rua já é algo bem legal. Até nos shoppings se vê muita vida, apesar que passar nos shoppings é quase obrigação para quem anda de metro porque tem que passar uns 3 andares de shopping para chegar a estação. Já tinha ouvido que Moscou tinha vários shoppings subterrâneos.


  Bom, falei do alfabeto, da parte turística, da historia, do idioma, etc. Mas sei que meus amigos vão perguntar sobre as famosas russas, bom, como eu estou aqui apenas para a parte cultural abaixo mostro fotos de uma escultura linda de uns cavalos.




Veja abaixo








  As russas são lindas!! Tinha uma imagem totalmente errada, achava que elas tinham tudo magra. Que nada, a visão na Rússia é de fazer perder a cabeça de qualquer um.

PS- Como é bom voltar a usar acentos em teclado português. Sinal que já cheguei em paz em casa e já trabalhei depois de longas férias.

2 comentários:

  1. Somente um dia em Moscou.

    You trip, your call.

    I am glad you are back.

    ResponderExcluir
  2. Hoje você nos apresenta Moscou.Linda a Catedral de São Basílio,aliás tudo que mostrou nas fotografias é bonito,incluindo as russas,lógico.
    Meu sonho conhecer Moscou.

    ResponderExcluir