domingo, 12 de setembro de 2010

Alfabetizado em Irkutsk

O titulo desta postagem nao poderia ser diferente... eh assim que me sinto depois de quase 2 meses...ALFABETIZADO!! Consigo ler o que esta escrito, mas claro que nao sei o que significa, hehe. Soh de pronunciar uma palavra nova ja eh um grande avanco depois de passar pelos alfabetos Hindi, Bengali, Arabe, Zdronga, Napali, Sherpa, Tibetano e Chines (este alfabeto eh impossivel aprender, o maximo q consegue decorar sao os nomes das cidades porque tem q pegar o trem)!

  Nao que o russo seja facil, mas eu trabalhei em um projeto por 2 anos com 15 engenheiros aeronauticos e geofisicos russos e a empresa fez a gente ter curso rapido de russo.

  E outra coisa... alem de conseguir ler e falar um pouco, a cultura eh ocidental...mesmo na Siberia o pessoal se considera europeu. Fiz questao de perguntar...diziam geograficamente asiaticos mas europeus. Nao tem cerimonia, nao tem excesso de respeito...ah.... aqui eu podia ser eu mesmo.

  No trem de 34 horas da Mongolia ate Irkutsk fiquei na cabine com um casal, engracadissimo... soh porque falava meia duzia de palavras em russo eles achavam que poderiam ter 34 horas de conversa comigo... eles falavam... e eu nao entendia nada... dai chegou a hora da vodka (casal de mais de 45 anos) e era um vira vira q relatei no trem...aff. E eles brigavam comigo quando eu nao aguentava mais comer, brigavam o tempo todo comigo. Eles me levaram (literalmente) pra casa deles...nao perguntaram, nao ofereceram, simplesmente decidiram, eu parecia crianca de 6 anos... eles brigavam e diziam o que eu tinha que fazer...era excesso de cuidado. Quando eles brigavam, eu tentava captar algo, e na mimica ajudava... brigavam dizendo "Rafael, coma por favor, eu fiz com tanto carinho". Depois brigavam (pareciam que brigavam) "nao deixe suas coisas soltas, guarde embaixo do seu assento que eh mais seguro" ... e depois na casa deles brigavam de novo (me expulsando de casa) "Va la e siga esta trilha ao lado do lago baikal, eh muito linda...nao quero te ver de volta ate terminar a trilha".

  Ai... meu primeiro dia na russia fora do trem e ja estava amando a Russia. Fui com o casal pra Listyvianka (acho q eh assim depois de traduzir do alfabeto russo), que fica a 45 km de Irkutsk que tem a estacao de trem.
  A cidade ate que eh bem turistica, tem museu, passeios de barco, caminhadas e mais caminhadas, peixe baratinho, etc. Mas acho que fiquei mal acostumado com Beijing, tinha tanta coisa pra ver em Beijing e tudo muito maravilhoso, tudo enorme, qualquer passeio na capital da China era tao bom que parece que Ulan Bator e Baikal era um interior, nao tinha nada pra ver!

  Depois fui pra Irkutst, fiquei uma noite por causa do trem q tem a cada 2 dias (o transiberiano, 002 (Rossyia) tem a cada 2 dias...diferente do transmongoliano (K3) que tem a cada 7 dias).
  Em Irkutstk vi que teria um show de Chicherina, uma banda de rock russa, no fim de semana.... tive vontade de ficar mas pra completa a viagem nao era possivel. Ganhei um CD de Chicherina de um russo que trabalhava comigo, escuto ate hoje e gosto muito.

  Baikal eh o lago mais profundo do mundo com mais de 1600 metros. Mas como nao ia mergulhar ate la, nao vi muita coisa de especial mas pelas fotos Baikal (e a Siberia toda) fica encantadora no inverno como um regiao remota, lago congelado, etc. No verao, tava ate agradavel...quando cheguei em irkutsk estava 1 grau, mas teve o dia de sol que fez 11 graus no verao.... hehe... 11 graus e todos comendo sorvete.

  Ah...na siberia eu fiquei esnobe, somente comia caviar e salmao. Um pote caviar custava 2 dolares... o mesmo pote em Moscou custava 30 dolares... caviar da siberia. Quando eu encontrei minha amiga em St Petesburg ela disse "Se estava na Siberia porque nao trouxe uma sacola cheia de caviar?". Nao sabia que teria esta diferenca de preco no mesmo pais...tao perto, apenas uns 4 ou 5 mil km, hehe.

  A graca da Siberia eh o isolamento, casas de madeira, frio, etc. Abaixo separo algumas fotos que tirei.










Baikal lake





3 comentários:

  1. Oi Rafael,
    Estou admirada com essa viagem espetacular.As suas descrições são ótimas e bem humoradas.As fotos ilustram muito bem o seu texto. Bonito, o carinho do casal russo com você.
    Beijos,
    Tia Dinha

    ResponderExcluir
  2. Vou sentir saudades dos seus relatos,sua viagem esteja chegando ao fim.
    Aprendi muito com você.Muito interessante esta parte na Rússia,a acolhida do casal,os passeios,enfim tudo que foi descrito.
    Obrigada por me acrescentar tantas coisas bonitas,culturais e interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, sua mãe e a sua tia falaram tudo desta sua impressionante e espetacular viagem. totalmente cultural, turistica, en grandecedora tanto para v. como para todos nós... mas ainda aguardo o relato de sua visita ao Kremmlin e ao museu de st. Pettersburg... abraços... sei que v. ainda tem muitas coisas boas para nos dizer...

    ResponderExcluir