sábado, 11 de setembro de 2010

Mongolia

  Estive na Mongolia, parada de uns dias do transiberiano na capital do pais, Ulan Bator.
  Fiz um passeio de dois dias no parque nacional a 80km da capital, tem varias caminhadas, passeios de cavalo e a parte mais tradicional do turismo na Mongolia que eh dormir numa tenda nomade com uma familia Mongol. Os nomades nao possuem propriedades e ficam se mudando de tempo em tempo com esta tenda que se desmonta facil.

Ficando em Ger com familia nomade mongol

Sala de Jantar da familia

  Este parque nacional, chamado Terelj, eh bem bonito. Lembra as paisagens de velho oeste americano. Eh uma area de protecao do governo de cavalos, na Mongolia eh um dos poucos paises que existem cavalos selvagens, soltos, sem dono. A populacao de cavalo no pais eh de 13 cavalos por habitante.
 

Nomades

Terelj


Passeio de cavalo

Cavalos soltos por todo parque

  Depois de pegar tempo nublado por toda a China vi o sol pela primeira vez. O ceu na Mongolia eh bem claro e a noite eh fantastica as estrelas, da pra ver todas as constelacoes no parque. Incrivel que com o ceu totalmente claro e sem iluminacao no parque se consegue ver frequentemente estrelas cadentes.

  Em Ulan Bator tem o principal monasterio budista do pais. A religiao a seguir era o Budismo Tibetano mas a liberdade religiosa retornou somente na decada de 90, antes estava proibido pelo comunismo.
  O museu nacional eh fantastico, quase pirei vendo as pecas da secao do imperio mongol. Na foto abaixo ve-se a dimensao enorme do imperio mongol que foi o maior imperio de toda historia no seculo XIII.


Amostras de pecas utilizadas pelos soldados de Genghis Khan.


Estatua de Genghis Khan no palacio do governo

Palacio do governo

  Existe uma estatua de Genghis Khan de 40 metros no pais, ha pintura dele nos morros, estatuas dele em todo local. Eh considerado um heroi na Mongolia e orgulho dos mongois.

  A Mongolia era dividida entre tribos e clas que as vezes se aliavam e as vezes guerreavam entre si. No final do seculo XII um rapaz chamado Temujin unificou os mongois algumas tribos mongois, venceram outras tribos sendo aclamado por todo o pais como "o poderoso governante" (Genghis Khan, em Mongol). Genghis Khan iniciou grandes conquistas com sua arte de guerrear tornando o imperio mongol no maior imperio de toda historia, conquistando terras da China ate a Ucrania. Seu filho e neto continuaram suas conquistas, governando a China na dinastia Yuan.

  Depois com o declinio do imperio mongol, a Mongolia fez parte da China na dinastia Qing e com o fim do imperio em 1908 a Mongolia tentou sua independencia e conquistou a mesma em 1920. No inicio do seculo XX a recem formada Uniao Sovietica instalou um lider politico na Mongolia instalando um regime comunista em 1925. A Republica Popular da Mongolia so foi considerada independente pela China em 1946. A queda do comunismo foi em 1990, junto com toda a leva que levou o fim da Uniao Sovietica e hoje a Mongolia eh um dos poucos paises asiaticos com verdadeira democracia, ao lado do Japao e Coreia do Sul.

  Num restaurante na Mongolia comi depois de mais de duas semanas novamente com garfo e faca... na China eh so hashi (pauzinho) pra comer.




3 comentários:

  1. Muito interessante o relato da Mongólia,cujos hábitos do país eram totalmente desconhecidos por mim. Gostei de saber dos cavalos selvagens,da habitação nomade,da história da independência,enfim,de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael, voltei e reli sobre a Mongólia. Assisti tempos atrás no Discovery channel sobre aquela tenda redonda das famílias nômades.Através do filme, achei que as famílias se organizam muito bem em pouco espaço. Que legal, você vivenciar momentos reais com os mongóis. obrigada pelas belas postagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael, tudo bem?

    Nessa sua viagem de trem pela Ásia em que parou na Mongólia e fez uma estadia com os locais nômades, Como fez para conseguir? Foi através de alguma agência?
    E para pegar o trem na Mongólia até São Petersburgo? É tranquilo?
    O visto tirou no Brasil ou tirou por lá? Precisa de carta de recomendação? E vale por quanto tempo?

    Além disso, como foi sua entrada no Nepal e Butão? Os vistos tirou aqui no Brasil ou quando chegou lá?

    Sei que são muitas perguntas, mas estou organizando uma viagem mais longa e preciso ver se há vistos que só tiro estando no Brasil.

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Abs...
    Luciana Zacharias

    ResponderExcluir