domingo, 19 de setembro de 2010

São Petersburgo, Rússia

  São Petersburgo é um dos maiores centros culturais do mundo. Foi construída para ser glamorosa e os monumentos são fantásticos. Depois de passar por vários países sem muita estrutura terminar a viagem numa cidade onde tudo é glamour foi um choque, hehe.

  Cada esquina, cada pedaço é fantastico. Centenas de pontes, cada ponte uma arte diferente. Veja fotos abaixo de lugares normais da cidade.






  Fora que São Petersburgo no verão é muito agradável andar, todos se divertindo na rua.
  Por exemplo, fui visitar o museu Hermitage que é fantastico e enorme. Fui bem de manhã para não pegar fila e na volta esta todo um circo montado com palco, bandas e várias atividades. Uma das atividades foi uma corrida "for fun" que mostro na foto abaixo com o Hermitage ao fundo.

 
Abaixo tem a foto de uma das catedrais da cidade.


  Caminhas em São Petersburgo no fim de semana é fantastico. A cada praça tem um evento diferente. Adorei os russos, no evento infantil abaixo via grupos de idosos também se divertindo no mesmo padrão das crianças fazendo cirandinha de mãos dadas, as mães querendo bater fotos com os bonecos, etc.
  Em outra praça tinha orquesta. Em outra tinha crianças cantando muito bem música típica russa. Em outra tinha grupos de dança... todas tinham pessoas de todas as idades bem felizes.


  Fora do fim de semana, se repada em cada esquina com palacios fantasticos. Em frente do teatro Marinsky (casa do Ballet de Kirov) tinha um conservatório de música que eu pedi para visitar (mostrei interesse em estudar lá pra poder entrar, rs) e uma qualidade enorme de músicos em cada sala, tocando muito bem diferentes instrumentos.
  Aqui a cultura é total, pra ir numa opera se paga a partir de 3 dolares, preço subsidiado pelo governo há mais de um século para todas as classes frequentarem o ambiente. Literatura, música, arte. Isto também é uma herança do comunismo porque para se destacar teria que ser esportista, artista ou músico. Fora isto, para ter uma posição melhor a área de tecnologia também se destacava, já que enviaram o primeiro homem para o espaço na corrida espacial da década de 60.
 
  Se voce quiser ver uma opera ou ballet vai ter umas 5 opções por dia que se compra nos stands nas ruas, fora os mais amadores das apresentações dos estudantes de várias classes.
  Em São Petersburgo eu andava com uma pessoa fantastica pela cidade, uma amiga que me explicava tudo, uma aula sobre o cotidiano de diferentes épocas da Rússia. Ela era fantástica!! Junto com o engenheiro de materiais na India, meu guia no Butão e esta menina, fechei a viagem conhecendo 3 pessoas grandiosas, sem palavras... conversas apaixonantes.

  Até a Sibéria eu sentia saudades de casa, me sentia viajando. Em São Petersburgo me senti em casa, apesar de ter ficado apenas 5 dias. Nada melhor do que fechar a viagem com gostinho de quero mais.
  Fui assistir o show do Ozzy Osbourne como mostro na foto abaixo. Nossa... impressionado porque Ozzy no Brasil hoje é em estádio, tem que chegar dias antes pra ficar perto do palco. Aqui não tinha produção, telão, era pequeno o local, fiquei em frente do palco, não tinha tumulto, podia ir buscar cerveja e voltar perto do palco. Fechando a viagem com chave de ouro.

FIM
====================================================================
  Bom, esta viagem foi fantástica e do jeito que eu queria, diversificada. Ver diferentes culturas, diferentes atividades e diferentes paisagens! Além de ir longe, tive que trocar o horário do relógio 13 vezes por causa dos fusos horários diferentes.

  Nesta viagem em 7 países na Ásia eu:
  - Senti frio a -12 graus e calor de 46 graus.
  - Estive sem ar a 5545 metros de altitude e respirava tranquilo ao nível do mar.
  - Frequentei cidade acima de 10 milhões de habitantes e dormi em vilarejos de menos de 100 habitantes.
  - Vi sujeira e lixo em lugares super pobre e o glamour de São Petersburgo.
  - Viajei por estradas péssimas e desmoronadas e viajei no trem do futuro a 431 km/h (mag lev).
  - Dormia em lugares sem energia elétrica e estive em Shanghai com luzes e mais luzes.
  - Estive em locais de 6 religiões diferentes e 9 idiomas diferentes.
  - Vi mulheres todas cobertas em lugares mulçumanos e também de mini-saias em outros lugares.
  - Fiquei em cidade que não se vendia bebida alcoólica e também cidade q eu podia comprar vodka mas não danoninho.

  A coisa mais legal deste blog vai ser o arquivo para eu ler no futuro.
  Fiz este blog pensando em ajudar novos viajantes (que com o tempo a busca do google iria direcionar para ele dependendo do assunto pesquisado) mas foi ótimo por sentir este contato com familiares e amigos mesmo tendo pouco tempo em internet para manter contato.

  A pedido da minha mãe que adorou ler, vou continuar este blog com duas viagens que fiz este ano antes. Uma da Finlândia ate Roménia. E outra da Bulgária ate Itália. Como Helsinki fica a 6 horas de trem de São Petersburgo, vou continuar o blog daqui umas duas semanas após atualizar os textos. Como também países como Belarus, Servia, Lituânia são poucos visitados, ficará os registros para os próximos viajantes.

6 comentários:

  1. Caro Rafael, A.K.A. MASTERGRINGO,

    Quero parabeniza-lo pelo seu blog e por suas "postagens".

    Seus "posts" sao verdadeiras aventuras e uma aula de cultura sobre o lugar que voce passou.

    Eu viajei com voce nesta aventura aqui do meu computador.

    Hope to see you soon,

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael,

    As suas descrições são maravilhosas: um excelente guia, mesmo para quem está conhecendo esses locais através dos seus textos e fotografias.
    Obrigada pelo compartilhamento de suas viagens! Parabéns!
    Beijos,
    Tia Dinha

    ResponderExcluir
  3. Sua viagem chegou ao fim.Foi fechada com chave de ouro,com São Petersburgo.
    Cidade linda,muita cultura e entretenimentos.
    Amei ler seu blog,acompanha-lo nesta viagem incrível.
    Se escrever as viagens feitas este ano,antes desta que acaba de nos descrever,pode ter certeza,vou estar do seu lado,conhecendo suas aventuras e compartilhando delas.Aguardarei...

    ResponderExcluir
  4. Rafa, tudo muito perfeito nas suas viagens, engloba tudo cultura, relatos bem detalhados de todos os lugares visitados, imagens que são suporte para uma aula de história espetacular...Parabéns querido ......

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael. Estou maravilhada com este blog.
    Parabéns.
    Queria perguntar-lhe se acha perigoso de alguma maneira fazer esta viagem sózinha, sendo eu mulher?
    Obrigada e boas viagens.
    Tenha uma boa vida!
    namaste

    Inês

    ResponderExcluir
  6. Reli seu blog hoje, quase 3 anos depois de haver ter tido o primeiro contato com ele. Reli, por haver passado por San Petersburg e sentir curiosidade de saber se nossas opiniões coincidiam. Tudo muito lindo.
    E da página se San Petersburg, estou passando para as outras.
    Recordações, aventuras gravadas. Vale a pena escrever, vale a pena guardar as memórias. Continue escrevendo sempre.

    ResponderExcluir