sábado, 31 de julho de 2010

Trem para Calcuta

  Viajar na India necessita de grande paciencia em abordagem nos lugares turisticos para serem seu guia, apontarem hotel, etc. Mas o melhor eh se afastar dos lugares turisticos e simplesmente sentar, esperar e conhecer pessoas sem interesse em tirar algum dolar seu, pessoas cultas, simples e amigaveis.
  Em Delhi fazia percursos longos a pe para conhecer cada esquina, fazia questao de um dos dias sair sem mapa e seguir a intuicao. Com o sol tem que fazer como os indianos, achar a primeira arvore numa praca e sentar. Senta-se juntos e ai conhece todas as historias impressionantes como um menino te ensinar as regras de Cricket, um motorista de rickshaw motorizado (tambem descansando embaixo de uma arvore) contando sobre sua religiao, o sikhismo, que sao os indianos de turbante.  O sikhismo coloca ênfase em três deveres: Manter Deus presente na mente em todos os momentos, alcançar o sustento através da prática de trabalho honesto e partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam.



  Em outra parada do sol de 46 graus sentei embaixo de uma arvore que estava uma comitiva enorme de jornalistas em frente o palacio do governo e conversei por um longo tempo com um jornalista. Quando descobrem que voce eh do Brasil falam de seus problemas e orgulhos para voce, consideram o Brasil similar a India com muita diferenca social. E isto voce vai aprendendo com as conversas quando ve que os Indianos tambem dizem que a India eh o pais do futuro. Com o jornalista descobri centros de tecnologias fortissimos no pais, grandes exportacoes, educacao forte (para poucos, igual Brasil) e ate a fabrica de aviao quando ele comparou com a Embraer quando disse que tinha trabalhando na mesma.

  O maior aprendizado que tive da India moderna foi com um engenheiro de materiais que morou 5 anos no Brasil trabalhando na Usiminas. Conheci ele tomando uma agua, sentado com uma paz e sabedoria sozinho em Sarnath. Sentei ao lado, puxei papo e a conversa comecou. Ele me contou que Buda era filhos de hindus e que muito do Budismo se parece com o Hinduismo tendo a base o karma de cada pessoa e a sabedoria de "o que se faz, a que se paga".
   Buda nasceu em 536 a.c. e era um principe que aos 29 anos saia de seu palacio  e descobriu o sofrimento das pessoas comuns e isto levou Buda a abandonar a vida real e sair pela India em busca de uma vida espiritual. Buda era contra o sistema de casta que o Hinduismo pratica.

  Fui tomar o trem para Calcuta, uma viagem que deveria ser de 14 horas acabou durando 21 horas contando o atraso para sair e demora.
   Pessoas esperando o trem em Varanasi

  O mais fascinante foi no inicio da viagem quando o mesmo indiano que encontrei em Sarnath aparece na minha frente e diz "Vishnu (deus) combinou este encontro". So tenho que dizer que 21 horas de viagem foi um passatempo muito bom, com uma excelente conversa. A imagem que tenho da India eh outra e esta India que eu queria conhecer tambem, a do dia-a-dia. Ele disse que o que mostraram na novela Caminho das Indias eh a India dos anos 50 onde os casamentos eram todos arrumados, mas que ainda existem muitas familias tradicionais. Aqui eu vi que a India realmente eh livre e democratica.
  Em Calcuta eu gostaria de conhecer tambem esta India do dia-a-dia fora dos centros sagrados e turisticos. Calcuta eh a segunda maior cidade da India, depois de Bombai (Delhi eh a terceira), com 15 milhoes de habitantes. Era formalmente a capital do Imperio Britanico. A Companhia Oriental das Indias Britanica comprou 3 vilas pequenas do imperador Mogul no seculo XVII e uma dessas era Calcuta.

  Calcuta tem a parte velha e a moderna. Parques grandes onde vi pela primeira vez pessoas jogando futebol, talvez seja a influencia inglesa. E aqui tudo na rua tem traducao em ingles tambem, ja que o idioma oficial do governo na India era o ingles ate 1947 quando o estado indiano se tornou independente.

  Gostei de Calcuta, nao tem muitas atracoes turistica mas tem o dia a dia bem gostoso e bem facil de fazer amizades. Fiz amizade com um chef de cozinha de um hotel famoso daqui que me chamou pra jantar e explicar cada prato do cardapio da comida Bengali.
  Nos primeiros dias eu ate tentava decorr cada prato que eu comia, mas na India a variedade eh tanta que cada vez eu comia algo diferente, muito bom. Basicamente pao sirio para pegar a comida e comer com a mao, pode ser feijao, frango, tudo muito bem apimentado e a maioria com sabor curry. 
  O idioma aqui eh o Bengali junto com o Hindi. A India possui 22 idiomas oficiais.

  Resolvi sair de noite em Calcuta, primeiro em um bar com cerveja e bandas indianas... tocavam rock e teve uma que partiu pro Death Metal. Conheci os caras da banda de Death Metal, disseram ser fas de Sepultura e curtiam muito o Brasil. Em Calcuta pelo fato do futebol ate ser mais comum que o Cricket a galera conhece mais o Brasil. Para quem achava que a selecao brasileira possuia 190 milhoes de tecnicos, se enganou... com certeza coloca mais uns 100 milhoes somente da India que davam palpite que o Dunga tinha que ter chamado fulano, que ciclano nao eh bom, etc.
  Em Calcuta os milhoes de cartazes de gurus religiosos sao trocados pelos cartazes de cinema indiano. A India tem uma industria muito grande chamada de Bollywood. Vi um filme de qualidade, acao e efeitos especiais muito bom. 
  Tambem fui a uma discoteca onde paga-se bem caro pra entrar. Vi indianas lindas, com vestidos curtos, uma India da classe alta que nada se parece com a India que formamos na cabeca. Na Disco tocavam o India Pop, que eh bem legal. Abaixo tem uma foto da MTV com bandas pop-indianas. As musicas mesmo mais modernas sao tudo estilo indiana e a danca com as maos e a cabeca fazia parte na melhor discoteca da cidade.


  Aqui eh um pais que esta crescendo a 10% ao ano, mesmo ritmo da China. Mas este crescimento esta aparecendo nos apagoes de energia eletrica. Todos os dias que estive aqui presenciei falta de luz, seja no hotel, na estacao de trem ou nas ruas.
  Bom, a India e China prometem mudar o curso da economia em 2020... vamos aguardar para ver.

  O que seria apenas uma passagem para o Nepal me fez conhecer um pais com muitas coisas para ver. Um dia irei voltar para conhecer o sul da India que dizem ser bem legal.

  Sobre dicas de preco, acho que nem vale a pena dizer os precos de cada coisa que eu fiz. Eh tudo muito barato, caro vai ser a passagem aerea.
  O hotel que fiquei em Delhi custou 6,50 dolares, sendo que custaria o mesmo se fossem 2 pessoas. Com 20 dolares consegue quartos bons com arcondicionado.
  Os trens com cama e ar condicionado custava em torno de 21 dolares para viagens de 14 horas como Delhi-Varanasi ou Varanasi-Calcuta.
  Se quiser mais conforto pode alugar um carro com motorista. Tem um tour de 14 dias que te leva pras principais cidades que sai por 540 dolares por carro, se viajar em 3 pessoas vai gastar 180 dolares cada para rodar mais de 2000 kilometros.
  Um rickshaw em Delhi custava 1 dolar para andar 9 kilometros (desde que voce pedisse para usarem o taximetro).
  Comida em restaurantes simples na rua nao custa mais do que 2 dolares com bebida. Em restaurantes caros como uma vista maravilhosa do Ganges, ar condicionado, servico bom sai por 10 dolares com bebida, salada, prato principal e acompanhamento.

  Bom...por aqui vou me despedindo da India e sigo para Bangladesh...falta pouco para entrar na regiao do Himalaia.

5 comentários:

  1. Gostei da sua descrição de Calcutá,cidade que não conheci na minha viagem à India.Deve estar sendo bem interessante conhecer os indianos e seus costumes,falar com eles.
    Todas as pessoas que vão à India dizem, que querem um dia voltar,como você falou nos seus relatos.Eu digo o mesmo,quero ver mais deste país encantador.

    ResponderExcluir
  2. A vivência com gente do povo, conhecer seus costumes, suas crenças e confiança no futuro de sua nação, realmente, é a nota principal e gostosa de suas viagens. Essas experiências nos acrescentam em muito. Parabéns, meu Peregrino dos Povos!

    ResponderExcluir
  3. Estou viajando junto com voce. Aguardando o proximo post.

    ResponderExcluir
  4. amei tudo que escreveu, so nao concordo em dizer que viagem de carro é luxo na India. Luxo é viajar de trem!!!!
    Fizemos de carro Kajuharo à Agra, 9 horas de viagem, um horror, nao podia imaginar que existia estradas tao ruins na minha vida!!!!!!
    Nao aconselho viagem de carro, muito perigoso e cansativo.
    eu ami o povo, muito 10, sempre falavam que eu e a mae tinham um bom karma.
    assistimos muito a mtv no restaurante do hotel,muito legal!
    o Fred tem muitos clientes indianos,cada x eles trazem sua cozinheira particular, ela é uma graça, e sempre faz umas comidinhas sem pimenta pra gente, coisas que nao vi la.
    adoro o lhasi, tomou?

    ResponderExcluir
  5. outra coisa que lembrei agora pra completar: no aeroporto tinha uma garota sentada do meu lado, ela era de Bombai, estava viajando com o pai...ele ficou de olho nas minhas fotos expostas na tela do meu computador e puxou conversa...ela me perguntou se eu tinha me casado por amor; responsi que sim; e ela disse que eu tinha muita sorte, que sonho dela...nem toda familia indiana vive como vc diz acima...

    ResponderExcluir